domingo, 10 de outubro de 2010

{o pau-de-chuva}

O pau-de-chuva é um instrumento de percussão que imita a chuva. A origem não podemos saber com toda a certeza. Alguns dizem que veio de África, outros do Chile ou do Perú. Antigamente, os povos usavam-no em rituais para chamar a chuva. Hoje em dia é usado como instrumento de percussão.

Os materiais usados para construir o pau-de-chuva, variam consoante o lugar onde estamos - cactos secos ao sol, canas de bambo, troncos ocos. Normalmente são cheios com pequenas sementes, contas de madeira ou conchas partidas.

É muito fácil fazer um pau-de-chuva em casa (com tubos de cartão, pregos ou arame enrolado e cascas de ovos partidas), mas não te esqueças que precisas da ajuda de um adulto ;)    


 Experimentámos dois paus de chuva. Um com um som mais forte e prolongado, outro mais fraco e curto. Conversámos sobre a chuva e trovoadas e o que nos fazem sentir. Chegámos à conclusão que o som da chuva é como uma canção de embalar, que acalma. A trovoada, sendo um som mais forte, assusta alguns e fascina outros. :)

Cantámos a canção da chuva, usando várias dinâmicas...

Ouço a chuva, ouço a chuva
barulhenta, barulhenta!
Umas gotas de água, umas gotas de água
suavemente, suavemente...

[de setembro]

1 comentário:

Anónimo disse...

ola ola outra vez beijinho sara XD !(: